DESAFIO DO MÊS

As escolas do 1.º Ciclo do nosso agrupamento estão abrangidas pelo Plano da Matemática II (PMII). Uma das iniciativas em curso nestas escolas é o “desafio do Mês”.

Pretendemos que mensalmente os alunos do 1.º Ciclo sejam confrontados com dois níveis de desafio diferenciados: nível I e nível II.

Pretende-se também que os alunos compreendam que um bom problema: envolve trabalho, exige persistência, pode exigir colaboração, permitir diversas estratégias de resolução e é gratificante porque o que aprendemos com ele dá-nos poder para enfrentarmos outros problemas do mesmo tipo.

Os alunos têm aproximadamente um mês para apresentarem e justificarem soluções para o problema. Pretende-se que na resolução, os alunos envolvam outras pessoas da comunidade (familiares, amigos…), solicitando a sua colaboração. Posteriormente as resoluções são apresentadas na sala de aula e discutidas por todos.

Os problemas propostos são susceptíveis de se resolverem com processos elementares, mas são em regra exigentes ao nível do raciocínio. Importa portanto evitar o recurso a equações e outros processos abstratos. Interessa procurar soluções com alguma exigência ao nível do raciocínio, mas com recurso a processos elementares, de forma a que os alunos possam explicar aos seus colegas as soluções que apresentam e as saibam justificar. Reconhecemos que esta iniciativa é também um desafio para a própria comunidade.

Não é para nós dramático que os alunos apresentem soluções incorretas. O importante é que demonstrem que trabalharam em torno do problema e que sejam capazes de mostrar esse trabalho.

Na sala de aula entre todos encontraremos sempre alguma, ou algumas soluções válidas os problemas propostos.

 

Prof. Paulo Carvalho

publicado por eb1gamil às 16:05
link do post | comentar | favorito