ERVAS AROMÁTICAS

No dia 15 de Outubro de 2013 a avó da Bea do 2.º ano trouxe umas ervas aromáticas que se chamavam: poejo, manjericão, salsa, salva, orégãos, menta, limonete, alecrim, louro, estragão e tomilho.

Estas ervas aromáticas usam-se em temperos de comida como carne e peixe, as infusões são usadas para fazer tratamentos e para servir como bebida quente e usadas também em medicamentos.

Todas estas ervas têm um cheiro característico, umas têm um aroma mais intenso do que outras como é o caso do manjericão, da salsa, da menta e do alecrim.

As ervas que usamos em família no dia-a-dia para temperar a carne, o peixe e outros alimentos são a salsa, os orégãos e o louro. A cidreira usamos mais para fazer infusões. Os orégãos e o manjericão usamos para dar mais sabor, por exemplo, às pizzas.

Destas ervas aromáticas gostaria de experimentar o poejo, a salva, a menta, o alecrim, o louro, o estragão e o tomilho, pois não sei muito bem em que se utilizam.

As ervas aromáticas que tenho em casa, geralmente, são: a salsa, os orégãos, o louro e a cidreira. Estas ervas ou são compradas ou dadas pelos meus avós. Em casa não tenho ervas aromáticas plantadas.

Um dos países que utilizam mais ervas aromáticas é a Itália por causa das pizzas e das massas com os seus molhos exóticos. Portugal também já utiliza muitas ervas aromáticas na cozinha tradicional e na cozinha moderna.

Na Grécia e Espanha também se usam bastantes ervas aromáticas. Geralmente os países mediterrânicos e do sul Europa,  usam bastante as ervas aromáticas. 

As ervas aromáticas têm um cheiro intenso, mas o sabor nem sempre é forte. As ervas aromáticas que já experimentei foram: a salsa, o louro, os orégãos e a cidreira.

Pessoalmente, gosto mais do cheiro do que do sabor, mas a que de gostei mais foi a cidreira porque quase não tem sabor e dos orégãos porque têm um bom sabor.

Futuramente, espero experimentar mais ervas aromáticas para conhecer o seu aroma e sabor e até ajudar os meus pais a experimentarem receitas novas.

Daniel da Costa Pinto (4.º ano)

publicado por eb1gamil às 15:11
link do post | comentar | favorito