Visita da D. Amélia à escola

Os alunos do 2.º ano na disciplina de Português, quando estavam na interpretação do poema «Cantiga de embalar”, muitos alunos não conheciam o significado da palavra alecrim. A professora explicou que alecrim era uma erva aromática utilizada em culinária ou para efeitos medicinais. A Beatriz ofereceu-se logo para a trazer no dia seguinte. E assim foi, a Beatriz para além do alecrim trouxe outras ervas aromáticas, como: estragão, poejo, salva, orégãos, tomilho, louro e menta. O Afonso trouxe salsa.

 

 

  

Como a Beatriz nos disse que a avó tem todas estas ervas aromáticas no quintal, resolvemos convidar a avó da Beatriz que se chama D. Amélia, que foi quem gentilmente tomou a iniciativa de as enviar para nós as conhecermos.

Então no dia seguinte, dia 15 de Outubro, pelas 9,00 horas a D. Amélia tendo aceitado o nosso convite, deu-nos a conhecer o nome de cada erva e como eram utilizadas, quer na culinária quer em fins medicinais.

Como os alunos do 3.º ano estão a estudar o Sistema Digestivo, aproveitamos todos para falar dos benefícios destas ervas para a nossa saúde. As ervas aromáticas podem substituir um condimento, que é o sal. O consumo de excesso de sal, dificulta a digestão e é responsável pela subida da tensão arterial.  

A D. Amélia utiliza maioritariamente das vezes estas ervas aromáticas para confeccionar a carne e disse-nos que fica muito saborosa.

Como forma de agradecimento, pela sua vinda à nossa escola, cantamos uma quadra de uma canção:

 

Porque somos amigos

E gostamos de si

Temos todo o prazer

em que hoje esteja aqui

 

(Música da canção Parabéns).

 

 

Foi importante, interessante e gostamos muito desta visita, pois aprendemos que há outras formas de temperar a carne e o peixe de forma mais saudável e mais, aprendemos também que por vezes quando estamos com pequenos problemas de saúde como tosse, dificuldade em fazer a digestão, dores de cabeça… em vez de tomarmos medicamentos, podemos fazer um chazinho para ver se melhoramos.

Obrigada D. Amélia.

 

publicado por eb1gamil às 21:30
link do post | comentar | favorito